Seja bem-vindo
Macapá ,26/06/2026

  • A +
  • A -

Telemedicina no Amapá ganha força com participação das especialidades médicas e do CRM-AP

Iniciativa do Governo do Amapá, encontro reuniu representantes de diversas especialidades médicas e do Conselho Regional de Medicina , consolidando uma etapa importante na construção coletiva do programa.

agenciaamapa.com.br
Telemedicina no Amapá ganha força com participação das especialidades médicas e do CRM-AP a participação das entidades médicas é essencial para consolidar um programa construído com segurança e qualidade

A construção da Telemedicina no Amapá avança com diálogo, responsabilidade e o compromisso de aproximar a saúde especializada de quem mais precisa. Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu mais uma reunião preparatória para a implantação do Programa Estadual de Telemedicina, que será lançado oficialmente no próximo dia 29 de junho.

O encontro reuniu representantes de diversas especialidades médicas e do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP), consolidando uma etapa importante na construção coletiva da iniciativa.

Encontro ocorreu no auditório da Sesa, nesta quinta-feira, 25
Encontro ocorreu no auditório da Sesa, nesta quinta-feira, 25
Foto: Divulgação

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Macelir Kobayashi, que coordenou os trabalhos, a participação das entidades médicas é essencial para consolidar um programa construído com segurança e qualidade.

"A participação das especialidades médicas e do ‘CRM Amapá’ é fundamental para que a Telemedicina seja implantada com segurança, qualidade e responsabilidade. Estamos construindo um programa que fortalecerá a assistência especializada, aproximando os serviços de saúde de quem mais precisa e garantindo um atendimento cada vez mais resolutivo para a população amapaense", considerou a secretária.

Encontro foi coordenado pela secretária adjunta da Atenção à Saúde da Sesa, Macelir Kobayashi
Encontro foi coordenado pela secretária adjunta da Atenção à Saúde da Sesa, Macelir Kobayashi
Foto: Divulgação

Credenciamento das equipes

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sesa, Rafael Tobelem, participou do encontro para esclarecer aos profissionais como será conduzido o processo de credenciamento e contratação da equipe médica responsável pelo programa, priorizando a contratação de médicos locais, fortalecendo a participação dos profissionais amapaenses na iniciativa. 

"Essa é uma diretriz do Governo do Amapá para a implementação do programa, valorizando a mão de obra local e promovendo a integração entre as áreas assistencial e de gestão, fundamental para o sucesso dessa estratégia", afirmou.

Rafael Tobelem, secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sesa
Rafael Tobelem, secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sesa
Foto: Divulgação

Consultas especializadas

O envolvimento da classe médica fortalece um modelo de assistência pensado para ampliar o acesso às consultas especializadas, especialmente aos moradores dos municípios do interior e de localidades onde a distância ainda representa um desafio para o cuidado em saúde.

Durante a reunião, foram apresentados os eixos do programa, o fluxo de funcionamento e as estratégias para implantação em todo o estado. 

“Os profissionais contribuíram com sugestões, esclareceram dúvidas e debateram aspectos técnicos e assistenciais que vão assegurar um serviço eficiente, ético e alinhado às necessidades de cada especialidade médica”, reiterou Macelir.

Envolvimento da classe médica fortalece modelo de assistência pensado para ampliar o acesso às consultas especializadas
Envolvimento da classe médica fortalece modelo de assistência pensado para ampliar o acesso às consultas especializadas
Foto: Divulgação

Novo jeito de cuidar das pessoas

Mais do que incorporar tecnologia à rede estadual, a Telemedicina representa uma nova forma de cuidar das pessoas. A iniciativa permitirá que pacientes tenham acesso a especialistas sem a necessidade de longos deslocamentos, reduzindo barreiras geográficas, agilizando diagnósticos e fortalecendo a regionalização da assistência em saúde.

Com lançamento previsto para o dia 29 de junho, o Programa Estadual de Telemedicina marca mais um avanço do Governo do Amapá na modernização da rede pública de saúde. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão em ampliar o acesso aos serviços especializados, conectando profissionais, tecnologia e cuidado para que a população receba uma assistência cada vez mais ágil, humanizada e presente em todas as regiões do estado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.