Amapá Tem Maior Percentual de Óbitos sem Causa Natural do Brasil
Estado Registra 16,7% de Mortes por Causas não Naturais, com Aumento de Homicídios

O Amapá registrou o maior percentual de óbitos sem causa natural do Brasil, com 16,7% dos óbitos não sendo decorrentes de causas naturais, de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Amapá foi um dos quatro estados com aumento no número de mortes em 2023, com um aumento de 1,5%. O Estado registrou 522 mortes por causas não naturais em 2023, contra 426 em 2022
As principais causas de mortes não naturais no Estado são: homicídios, afogamentos e suicídios são algumas das causas de mortes não naturais.
O aumento no número de homicídios foi um dos principais fatores para o resultado de 2023, com isso, Amapá ocupa o primeiro lugar em percentual de óbitos por causas não naturais desde 2014.
Segundo Joel Lima, Chefe da Seção de Disseminação de Informações do IBGE no Amapá, o aumento no número de homicídios puxou o resultado de 2023.
Os dados da pesquisa ressaltam a necessidade de políticas públicas eficazes para reduzir a violência e melhorar a segurança no estado. O Amapá precisa de ações concretas para enfrentar esse problema e garantir a segurança da população.
COMENTÁRIOS