Evento da Ueap pretende compartilhar experiências sobre ensino da Língua Portuguesa em anos iniciais das escolas
Encontro realizado por uma turma do curso de Pedagogia da Ueap vai trazer as experiências vivenciadas por eles em uma turma da Escola Modelo Guanabara.
Os estudantes realizaram atividades focadas no ensino da Língua Portuguesa em turmas de anos iniciais Com o objetivo de criar um espaço de compartilhamento de experiências vivenciadas em sala de aula, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) vai receber o evento “Vivências Pedagógicas em Língua Portuguesa nos Anos Iniciais”. O encontro está sendo organizado pela turma 2024.1 de Pedagogia e será realizado no dia 25 de junho, a partir das 8h30, no Auditório Central do Campus I da Instituição.
O encontro é fruto de um trabalho da disciplina de “Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa”, do curso de Pedagogia em que os estudantes tiveram contato com uma turma dos anos iniciais da Escola Modelo Guanabara, lecionando a disciplina ao longo de uma manhã. A ideia é que, através da programação, os acadêmicos possam dialogar entre si e com o público presente no auditório sobre todos os aprendizados adquiridos nessa experiência.

“O evento busca trazer a compreensão de que é no chão da escola que a materialidade linguística acontece. Portanto, a experiência faz com que o aluno perceba que ensinar a língua portuguesa através de jogos e gêneros textuais e discursivos transforma a concepção abstrata da língua para real, significativa, e contextualizada”, explicou o professor Magno Santos, que ministra a disciplina em que será realizada a iniciativa.
O “Vivências Pedagógicas em Língua Portuguesa nos Anos Iniciais” vai ocorrer ao longo de toda a manhã e as apresentações serão divididas em 12 de grupos de alunos que terão em torno de 15 minutos para fazer as suas exposições. O público do encontro pode solicitar um certificado de 5 horas de participação no evento, realizando o credenciamento antes do início das apresentações.
Confira a programação completa do evento:
8h30 às 8h45 – Mesa de abertura: Composição da mesa, falas institucionais e apresentação do evento.
8h45 às 9h00 – Apresentação do Grupo 1
9h00 às 9h15 – Apresentação do Grupo 2
9h15 às 9h30 – Apresentação do Grupo 3
9h30 às 9h45 – Apresentação do Grupo 4
9h45 às 10h00 – Apresentação do Grupo 5
10h00 às 10h20 – Coffee Break
10h20 às 10h35 – Apresentação do Grupo 6
10h35 às 10h50 – Apresentação do Grupo 7
10h50 às 11h05 – Apresentação do Grupo 8
11h05 às 11h20 – Apresentação do Grupo 9
11h20 às 11h35 – Apresentação do Grupo 10
11h35 às 12h00 – Debate, considerações finais e encerramento: Síntese das aprendizagens, agradecimentos e encerramento do evento.





COMENTÁRIOS